NOTA AOS FRATERNISTAS

Não poderíamos iniciar esta nota sem expressar a nossa gratidão, primeiramente aos fundadores da casa de João Ramalho que a 51 anos atrás iniciaram no plano físico, a obra do Cristo plasmada no plano espiritual.


Desde lá os objetivos deste Grupo de Fraternidade não se alteraram: expandir a doutrina espírita, codificada por Alan Kardec, a caridade espiritual, moral, material e o Movimento da Fraternidade.


Nestes 51 anos, muitos contribuíram para que essa expansão espiritual e física não cessasse, a todos nossa gratidão, somos uma família.


Diante de cada decisão difícil tomada neste sentido, sempre se observou a necessidade do grupo, as possibilidades materiais e a contribuição individual.
Nosso crescimento físico é visível, mas o espiritual é ainda maior.


Neste ano de desafios, com respeito as limitações sanitárias, fizemos o que estava ao nosso alcance: reunião, tarefas, palestras virtuais, atendimento aos assistidos, tratamentos espirituais, entrega de cestas básicas as famílias carentes, sopa para os nossos irmãos em situação de rua, sacolinhas de Natal as crianças assistidas.


O plano espiritual não cessou o socorro diuturnamente, dando amparo a todos os nossos tarefeiros e assistidos, sempre na medida da necessidade e do merecimento de cada um.
Gratidão a todos que uniram suas vibrações e mãos para que a Casa de João Ramalho pudesse realizar tudo que realizou.


No plano físico ainda, gratidão a todos que nestes 51 anos contribuíram com seu tempo, suas mãos, seu trabalho para que a expansão fosse possível. Demos seguimento a isso sem cessar, independentemente das dificuldades que se impõe.


Neste ano de 2020, muito se avançou, visando a anistia Municipal para regularização de toda a obra física da Casa de João Ramalho, pudemos construir o telhado, realizar alterações físicas que contribuirão para o retorno das atividades na casa, já iniciamos o processo junto ao Corpo de Bombeiros, bem como, o pedido de anistia na Prefeitura.


Todas as decisões foram tomadas em grupo, com a consulta de profissionais habilitados que nos forneceram pareceres técnicos e a documentação necessária, mas como numa família, nem todos concordam, mas a obra de João Ramalho segue o seu curso, com o apoio da espiritualidade.


Em 2021, finalizaremos as alterações no telhado antes do retorno das atividades físicas, e daremos seguimento a obra que pertence à família João Ramalho. “Nunca nos esquecendo da mensagem que consta no nosso Estatuto Social a mais de 30 anos, do espírito André Luiz, trazida pelo médium Francisco Cândido Xavier, em abril de 1956” “No grupo de fraternidade, o coração está incessantemente disposto a servir. Em seu santuário a alma do irmão não indaga, não desconfia, não fere, não perturba, não humilha, não se afasta dos infelizes para que o programa do CRISTO se cumpra nos mais necessitados, não reclama, não desanima, não se revolta, não chora perdendo tempo, não asila pensamentos envenenados, não destrói as horas com palestras inúteis, não exibe braços imóveis, não mostra o rosto sombrio, não cultiva o espinheiro do ciúme, não cava abismo de discórdia, não dá pasto à vaidade, não se julga superior, não se adorna com as inutilidades do orgulho, não se avilta com a maledicência, não despreza o ensejo de auxiliar indistintamente, não se ensoberbece, e não foge à paciência e à esperança para confiar-se às trevas da indisciplina e da perturbação, porque o companheiro da fraternidade, em si mesmo, é o perdão vivo e constante, o trabalho infatigável, a confiança que nunca se abate, a luz que jamais se apaga, a fonte de entendimento que não seca, a bondade que nunca descrê da Providência Divina, e é sobretudo, o amor incessante e puro, fazendo a vida florir e frutificar em toda parte, em pensamentos, palavras atitudes e atos de redenção com o Senhor que, aceitando a manjedoura, nos ensinou a simplicidade na grandeza e, imolando-se na Cruz, exemplificou o sacrifício supremo pela felicidade de todos, até o fim da luta.”


Que possamos estender fraternalmente as mãos aos nossos irmãos necessitados, manter a calma, a fé e a esperança.


Grupo de Fraternidade Espírita João Ramalho


FELIZ NATAL E PROSPERO ANO DE 2021, COM NOSSO MESTRE JESUS NO COMANDO.


CAD – Conselho Administrativo - 17/12/2020